Aplicar medicamento dentro do olho, resolve?
Injeção Intravítrea (“dentro do olho”), atualmente essa forma de tratamento ocular é amplamente difundida pelo mundo todo para o tratamento das mais diversas doenças da retina, principalmente as doenças da retina que acometem na mácula.
Sim, e fique calmo. Parece assustador, né? Mas é muito simples e rápido. Realizamos a aplicação no centro cirúrgico e com anestesia local. Não há necessidade de usar tampão ocular após a aplicação, alta imediata e não há necessidade de repouso absoluto.
Orientamos que a aplicação intra-vítrea seja realizada por um especialista em retina (retinólogo) para que todos os cuidados necessários sejam devidamente tomados, reduzindo os riscos de complicações.
As injeções Intravítrea estão indicadas para quais doenças da retina?
As principais doenças da retina que se beneficiam com o tratamento são:
- Degeneração macular relacionada a idade (DMRI) exsudativa.
- Retinopatia diabética.
- Edema macular (inchaço na retina) devido diabetes.
- Oclusão de vasos da retina (trombose na retina).
- Neovascularização da coroide devido alta miopia e serosa central.
- Inchaço na retina após cirurgias oculares.
- Inchaço na retina devido a uveítes (inflamação dentro do olho).
Observe as imagens abaixo. Colocamos imagens das duas principais doença de retina que tratamos com injeções intravítrea.
Você sabe por que a medicação precisa ser aplicada dentro do olho?
Vários pacientes questionam por que não usar a medicação na forma de colírio. A resposta é simples. A medicação não atinge a concentração adequada dentro do olho se usada na forma de colírio.
Precisamos colocar a medicação dentro do olho, pertinho da retina, para que ocorra o efeito máximo desejado da medicação e com reduzidos efeitos colaterais sistêmicos.
Apenas uma aplicação de Injeção Intravítrea é o suficiente?
Isso dependerá de cada caso e da gravidade da doença. A aplicação é feita apenas 1 vez no mês e reaplicamos mensalmente de acordo com a resposta da doença.
O convênio é obrigado a cobrir o tratamento?
Graças a eficácia das injeções comprovada por vários estudos nacionais e internacionais, a ANS (Agência Nacional de Saúde) incluiu o tratamento no ROL de procedimentos dos convênios, obrigando a cobertura pelos planos de saúde.
A Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) também validou o tratamento, bem como outras organizações de saúde com importância mundial.
Quais as complicações que podem acontecer?
As complicações são raras. Quando o procedimento é realizado de forma correta, como em qualquer pequena cirurgia e pelo profissional capacitado (retinólogo), os riscos inerentes ao procedimento são mínimos. O benefício do tratamento em proporcionar melhora da visão e estabilidade da doença é muito superior aos riscos.
A injeção intravítrea é um procedimento seguro e eficaz para o tratamento das doenças da retina. Se você estiver apresentando alguma dessas doenças, entre em contato conosco para uma avaliação e seguimento de sua doença.