A fotocoagulação a laser revolucionou o tratamento de várias doenças da retina, principalmente a retinopatia diabética e o descolamento de retina, com eficácia comprovada e excelentes resultados.
Antes da descoberta da fotocoagulação, muitas doenças dos olhos não possuíam tratamento eficaz e com relativa frequência os pacientes evoluíam com perda visual definitiva.
O principal objetivo desse tratamento é preservar a visão e impedir a progressão das doenças de retina.
Como o procedimento é feito?
A aplicação do laser é extremamente simples. É realizado no próprio consultório, utilizamos colírio anestésico, e dura poucos minutos.
É realizada pelo especialista em retina e consiste na aplicação de pequenos disparos de laser na região da retina doente causando pequenas queimaduras (cauterização) no local.
É um procedimento rápido, que não exige afastamento do trabalho e a visão é restabelecida dentro de minutos.
O paciente não precisa estar em jejum e não há nenhum preparo especial. É necessário estar acompanhado devido a necessidade da dilatação pupilar para a realização do procedimento.
O procedimento causa dor?
A fotocoagulação a laser causa pouco ou nenhum desconforto, e é realizado, na maioria das vezes, sob anestesia tópica (colírio). Em raros casos pode ser necessário o uso de anestesia injetável, onde se infunde um anestésico periocular.
Quais doenças da retina podem ser tratadas com fotocoagulação?
- Retinopatia diabética: nos casos graves da retinopatia diabética indicamos fotocoagulação a laser para controle e estabilização da doença.
- Oclusão da veia da retina – “trombose da retina”:
- Descolamento de retina – nos casos iniciais do descolamento de retina a fotocoagulação a laser pode evitar a progressão e piora da doença.
- Fragilidades da retina como rasgos na retina e degeneração lattice – alterações na retina que podem causar descolamento da retina.
Imagens demonstrando as marcas do laser aplicado ao redor do rasgo na retina.
Observe neste vídeo a aplicação do laser para tratamento de rasgos na retina. Tratamento fundamental na prevenção do descolamento de retina.
Quais são os riscos e os efeitos colaterais?
A fotocoagulação a laser é um procedimento extremamente seguro e as complicações são extremamente raras.
Pode ocorrer turvação transitória da visão, edema de mácula, alteração na visão das cores, prejuízo da visão noturna e defeitos no campo visual.
Entretanto, quando realizado pelo especialista em retina experiente, as chances de complicações são mínimas. O benefício do tratamento com fotocoagulação a laser é muito superior aos riscos do procedimento.
Se você apresenta indicação de realizar o tratamento com fotocoagulação a laser entre em contato conosco. Será um prazer cuidar de sua visão.