dramariangelacasoni.com.br
VITRECTOMIA

VITRECTOMIA – CIRURGIA DE RETINA

VITRECTOMIA – O QUE É?

A vitrectomia é uma técnica cirúrgica segura e moderna, de alta tecnologia e amplamente realizada.

Feita em centro cirúrgico, com sedação e anestesia local ou anestesia geral, e realizada pelo especialista em retina, com o auxílio de um aparelho, chamado de vitreófago (figura 1), e de um microscópio cirúrgico (figura 2 e 3). 

A VITRECTOMIA É UTILIZADA APENAS PARA TRATAR O DESCOLAMENTO DE RETINA?

Não, além do descolamento de retina, a vitrectomia é amplamente utilizada para tratar:

  • Retinopatia diabética grave. 
  • Hemorragia vítrea (acúmulo de sangue dentro do olho).
  • Buraco de mácula.
  • Membrana epirretiniana – MER Macular.
  • Remoção de fragmentos de cristalino ou lentes intraoculares após cirurgia de catarata.
  • Corpo estranho dentro do olho após trauma ocular.

COMO FUNCIONA A VITRECTOMIA? 

A vitrectomia dura em média de 1 a 2 horas e consiste na realização de três pequenas incisões, na parte branca do olho, para a entrada de microinstrumentos (figura 4), como a ponteira do vitreófago, uma ponteira de luz e uma via de infusão por onde entra o líquido que mantêm o tônus ocular (figura 5 e 6).  O vitreófago é usado para cortar e aspirar o vítreo (gel que preenche o olho internamente). 

vitrectomia
Figura 4. Três pequenas incisões na parte branca do olho para a entrada dos microinstrumentos.
Figura 5. Instrumento de iluminação dentro do olho e a ponteira do vitreófago.
Figura 6. Microinstrumentos: ponteira de iluminação e a ponteira do vitreófago. 

A cirurgia inicia-se com a remoção do vítreo com o vitreófago e dependendo do tipo e a causa do descolamento ou da cirurgia, vários outros instrumentos são introduzidos como tesoura, pinça, laser, etc.

Outros passos cirúrgicos são realizados de acordo com a doença, tais como: retirada de corpo estranho, retirada de tração, aplicação de óleo de silicone ou de gás dentro do olho. 

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO? 

Após a vitrectomia, o paciente receberá alta no mesmo dia, exceto pacientes que apresentem problemas graves de saúde.

O tampão é retirado no mesmo dia e inicia-se o uso de colírios de antibióticos e anti-inflamatórios.

Recomendamos afastamento de atividades físicas e laborais por período determinado de acordo com a causa da cirurgia de retina.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA CIRURGIA DE RETINA VITRECTOMIA? 

A recuperação dura em média de 2 a 6 semanas e dependerá de cada caso, sendo mais longa de acordo com a gravidade da doença.

No final da cirurgia de retina, o olho é preenchido com soro, ar, gás ou óleo de silicone, dependendo da complexidade do caso. 

Quando se coloca gás dentro do olho, o paciente não poderá viajar de avião e para local de alta altitude, pois o gás tem a capacidade de se expandir e aumentar a pressão do olho.  Não há necessidade de nova cirurgia para retirar o gás, pois é reabsorvido pelo organismo entre 3 e 6 semanas.

Quando se coloca óleo de silicone, uma nova cirurgia será necessária entre 3 e 6 meses para a sua remoção.

A recuperação visual dependerá de cada caso.

22 comentários em “VITRECTOMIA – CIRURGIA DE RETINA”

    1. Dra Mariangela Casoni

      Sim! Chamamos de cirurgia combinada (retina + catarata).
      É feito até com muita frequência, pois melhora a visualização para a cirurgia de retina, e sem contar que o paciente não terá que ser submetido a outra cirurgia após a cirurgia de retina.

    1. Dra Mariangela Casoni

      Oi Anezia. Isso depende de cada caso. Não posso afirmar sem uma avaliação.
      Será um prazer atende-la! Não demore para ter uma avaliação! Abraços

    1. Dra Mariangela Casoni

      Olá Adalva. Isso mesmo! Recomendamos por 5-7 dias manter essa posição de cabeça para que o tratamento seja efetivo.

    1. Dra Mariangela Casoni

      Olá Sérgio. Não há cura para moscas volantes. Com o tempo incomodará menos. Mas precisa ser examinado para afastar presença de rasgos na retina associado a essas moscas volantes. Agende a sua consulta para uma avaliação. Abraços

  1. Vania Dohany Sassy

    Eu tive uma perfuração na retina, no olho esquerdo , devido alto grau de miopia cicatrizou e fiquei com uma mancha quase no centro da retina!! Tem jeito de recuperar esta retina!!

    1. Dra Mariangela Casoni

      Vania, boa tarde!
      A cirurgia de retina evoluiu muito e melhorou a perspectiva de recuperação visual. Preciso te examinar e avaliar qual a melhor forma de tratamento para o seu caso. Estamos a disposição!

  2. Olá. Tive um descolamento de retina em 02/09, e fiz uma vitrectomia, com colocação de faixa escleral e óleo de silicone, em 28/09/2022. Vou retirar o óleo de silicone em 10/01/2023. Pergunta: estarei retirando o óleo de silicone muito cedo? Corro o risco de, após a retirada, a minha retina descole de novo?

    1. Dra Mariangela Casoni

      Olá Alex. Quando retirado muito precocemente, há sim o risco de redescolamento.
      Preciso te examinar para afirmar o melhor momento para a cirurgia de retirada do óleo de silicone. Estamos a sua disposição!

  3. Olá fiz a cirurgia de vitrectomia a 3 semanas mas aí da apresento vermelhidão intensa , inchaço, fazendo que não consiga abrir o olho por completo e muita dor de cabeça em toda em todo o lado do olho operado como se fosse um formigamento com sensação de inchaço ainda é normal para um pós operatório.

    1. Dra Mariangela Casoni

      Olá Adriana Gomes, Boa Tarde. Com 3 semanas de pós operatório já era para estar bem melhor. Estou a disposição para uma avaliação. Abraços.

    1. Dra Mariangela Casoni

      Olá Ana Maria, Boa Tarde. Durante a anestesia ao redor dos olhos pode acontecer de sangrar um pouquinho e ficar bem roxo ao redor dos olhos. Nao chega a forma uma bolsa de sangramento. Se isso ocorreu, melhor ser examinada. Estou a disposição para uma avaliação. Abraços.

  4. Meu marido fez cirurgia pra retirada do óleo de silicone dia 01/12/22, e a visão ainda muito embaçada, qto. tempo demora pra visão voltar ao normal?

    1. Dra Mariangela Casoni

      Olá Nilze, Boa Tarde. A melhora visual é lenta e gradual e dependerá de como estava o descolamento de retina no momento da cirurgia. Por exemplo, se a mácula estava ou não descolada quando foi feito a cirurgia e quanto tempo a retina ficou descolada. Tudo isso influencia na recuperação visual. Estou a disposição para uma avaliação. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *