dramariangelacasoni.com.br

Membrana Epirretiniana ou MER Macular

O que é Membrana Epirretiniana ou MER Macular?

A membrana epirretiniana (MER) é uma camada fina de tecido fibroso que se forma sobre a retina, mais especificamente na região macular, que é a porção central da retina que nos permite distinguir detalhes finos usados para ler e reconhecer objetos.

Logotipo, nombre de la empresa

Descripción generada automáticamente
Desenho esquemático demonstrando a localização da mácula – Área nobre da retina responsável pela visão central. 

A contração e espessamento dessa membrana causa enrugamento e inchaço da retina, acarretando alterações visuais como imagens distorcidas e visão turva. 

A membrana epirretiniana geralmente ocorre em pessoas com mais de 50 anos, há uma incidência ligeiramente maior em mulheres, sua prevalência pode aumentar após a cirurgia de catarata. e em cerca de 10 a 20% dos casos, ambos os olhos são afetados, mas podem ser de diferentes graus de gravidade.

Quais os sintomas do MER Macular?

A maioria dos pacientes com MER não apresentam sintomas, e só descobrem que possuem essa doença quando realizam algum exame oftalmológico de rotina, como o mapeamento de retina. Nesses casos, o paciente geralmente tem visão normal ou quase normal. 

Porém, quando a MER progride, o paciente pode queixar-se de distorção visual (metamorfopsia), mais bem percebido quando fecha um olho e observa a alteração com o olho afetado. As linhas retas, como as das janelas ou batentes das portas, ficam ondulados ou tortas.

Simulação da Visão com Distorção (Metamorfopsia)

Nos casos avançados da doença, a visão pode ser severamente afetada e comprometer a recuperação visual após a cirurgia.

Outros sintomas incluem: visão dupla, sensibilidade a luz e a sensação de que as imagens parecem maiores ou menores do que realmente são.

Por que acontece a MER Macular?

A causa da MER é devido a um defeito na superfície interna da retina que geralmente ocorre devido ao descolamento do vítreo posterior, condição relacionada ao envelhecimento do olho. Chamamos de MER idiopática, sem uma causa específica.

Por outro lado, pode surgir secundariamente a uma série de condições oculares, como após cirurgias oculares, trauma ocular, descolamento de retina, inflamações intraoculares (uveite), retinopatia diabética e oclusão vascular.

Fatores de risco

O risco de desenvolver MER macular aumenta com a idade, e pessoas com condições oculares predisponentes podem desenvolver MER em uma idade mais precoce. 

Como é feito o diagnóstico para MER Macular?

Os sintomas relatados pelo paciente associado ao exame de mapeamento de retina, retinografia e ou Tomografia de Coerência Óptica (OCT), são fundamentais para o diagnóstico da membrana Epirretiniana.

Imagem da Dra. Mariangela realizando o exame de mapeamento de retina com o aparelho na cabeça e a lente específica.

O exame “padrão ouro” para o diagnóstico e classificação da membrana epirretiniana é a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) que permite avaliar a espessura da MER, o grau de alteração da retina e avaliar o tratamento.

OCT de mácula NORMAL
OCT de mácula com MER Macular
OCT de mácula com MER Macular

Tratamento

Não há colírios, medicamentos ou suplementos nutricionais para tratar a MER. 

O Tratamento da membrana epirretiniana é realizada através da cirurgia de retina (Vitrectomia) e tem como objetivo a retirada da MER com pinças delicadas e recuperar o formato normal da retina.  

Vitrectomia

A cirurgia para MER tem boa taxa de sucesso, e a maioria dos pacientes apresentam melhora da visão e diminuição da metamorfopsia após a vitrectomia.

Dúvidas mais frequentes quanto a Cirurgia de Retina para Tratamento da MER Macular.

Como é o pós-operatório da Cirurgia de Retina?

Após a vitrectomia, o paciente receberá alta no mesmo dia. O tampão é retirado no mesmo dia e inicia-se o uso de colírios de antibióticos e anti-inflamatórios.

Recomendamos afastamento de atividades físicas e laborais por período determinado.

Posso esperar para operar a MER macular?

Quanto mais rápido operar, maior a chance da recuperação visual. 

Pacientes operados com menos de 6 meses do início dos sintomas e quanto menos alteração da retina, maior são as taxas de sucesso para a recuperação visual.

O que acontece se não operar a MER macular?

Ocorre piora progressiva da visão central devido a distorção da retina e a redução das chances de melhora da visão.

Quanto tempo dura a cirurgia de retina?

A cirurgia de retina dura em média 1h. Realizada no centro cirúrgico com anestesia local e sedação ou anestesia geral.

Em quanto tempo ocorre a melhora da visão?

Geralmente em 3 meses. Os avanços nas técnicas cirúrgicas melhoraram as taxas de de sucesso. A visão pode continuar a melhorar 6 a 12 meses após a retirada da MER.

A melhora da visão é totalmente dependente da realização precoce da cirurgia de retina após feito o diagnóstico da doença. 

Dessa forma, a avaliação com o especialista em retina é essencial para o diagnóstico precoce da MER macular, evitando perda visual central irreversível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *